Monday, March 19, 2007

Sociedade Ideal- Utopia porquê?

Caras cerca de 5 pessoas que vêm a este blog espreitar o que passa na mente decididamente humana deste vosso companheiro e amigo,

Venho por este meio expôr uma teoria que subscrevo, embora daqui a uns dias apresente uma visão mais subjectiva do assunto, por acreditar que estes assuntos não são diz-que-diz e que se o pessoal passasse a vida a citar outro pessoal, acabariam as citações... aguardem por uma visão minha do assunto, aberta a críticas, pois acima de tudo acredito na igualdade de direitos, sendo um dos mais importantes o direito à liberdade de expressão.
chega de conversa,


"A Sociedade Ideal - Nenhuma sociedade pode ambicionar ser igualitária quando os seus membros têm motivações individualistas e não trabalham em prol do colectivo (é o que acontece nos nossos dias). Em primeiro lugar é preciso perceber que a maior parte das relações entre as pessoas se desenvolvem sobre o estatuto económico. E quanto maior forem as discrepâncias entre as classes sociais maior será a fragmentação na sociedade e maior será a relevância e o sentido dramático da discriminação social.
10 % dos Homens concentram 90 % da Riqueza. É aqui que se centra o problema.
Em quase todas as nações vigoram sistemas neo-liberais, onde as grandes empresas impõem leis e segundo o manual do capitalismo, tentam monopolizar mercados e dilatar infinitamente os seus lucros, fazendo tudo o que for necessário. Explorar, Pilhar, Corromper, Escravizar etc. Tudo vale. E como são essas mesmas empresas que financiam as campanhas eleitorais dos partidos políticos que pretendem chegar ao poder, é fácil induzir que os nossos governantes mais não são que uma extensão executiva dessas corporações económicas.
Na sociedade ideal, o governo não cederia perante as multinacionais, porque ele está lá para defender os nossos interesses (da maioria) e não de meia-dúzia de Lúciferes capitalistas. Na sociedade ideal não haveria contratos de trabalho de 3 meses que só servem para vampirizar os trabalhadores em favor das empresas. Na sociedade ideal não haveria salários mínimos que nem chegam para pagar uma renda de casa no subúrbio; não haveria Macdonals a fazer exploração infantil e a envenenar os nossos miúdos com fast-drug-food; não haveria imigrantes avassalados que só têm opção de fazer os trabalhos que os nacionais não querem; não haveria mulheres com necessidade de fazer broches para ascender na hierarquia machista das empresas. Etc., etc.
Na sociedade ideal, o governo fiscalizaria com determinação as contas de todas as empresas, e preocupar-se-ia mais em tributá-las do que ao Zé povinho cujo o ordenado só chega para se manterem vivos. Na sociedade ideal a TV preocupar-se-ia mais em educar e em divulgar a arte e a cultura do que em garantir dinheiro de publicidade com programas deprimentes como Quinta das Celebridades, Juras de Amor ou a Casa do Toy, da Ágata ou da “Maria Joana”. Na sociedade ideal a escola em vez de ser uma instituição conservadora, formatada e difusora de valores católicos, preocupar-se-ia em dizer aos nossos miúdos que a religião é ignorância, procuraria estimulá-los para o ensino e encontrar saídas profissionais para cada um segundo os seus interesses e aptidões.
A sociedade ideal é uma sociedade justa, democrática, humanista e altruísta...e quem diz que este modelo de sociedade é utópico é porque não tem interesse que ele se imponha. "

Keidje Lima aka Valete

4 Comments:

Blogger Bernardo said...

parti-me a rir c o teu comment!!

:P

10:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Este valete tem a mania que é ás, loool. É impossível haver igualdade, o diferença é que faz o mundo avançar. É um útopico este gajo, e não curti aquele coment contra o mcdonalds, looool.

11:16 AM  
Blogger RH said...

a religião não é ignorância, é algo a que muitas pessoas necessitam de se agarrar e se há igualdade e liberdade há direito a acreditar seja em fadas seja em santos... se a tv faz os programas que as pessoas querem ver e isso se traduz sempre em "belas e mestres", e o ideal era não o ser, então quem controlaria o que dá na tv? os políticos para fazerem auto-propaganda? as elites que impunham interesses pessoais?... essas percentagem de detenção de riqueza não sei se são fiáveis, mas a verdade é que a verdadeira democracia reside na classe média e essa deveria ser alargada... se todos os políticos são corruptos qual é a solução? acabar com a política? há cerca de 70 anos era essa a pretensão de um senhor chamado António de Oliveira Salazar.... se as pessoas gostam de hamburgeres, quem acredita na liberdade de escolha nunca lhes poderá negar o direito de comer mcdonald's... a liberdade reside na possibilidade de escolher entre ver documentários no canal história ou reality shows na tvi, entre comer saladas ou cachorros-quentes, entre votar neste ou naquele... se eu, porque criei uma certa hierarquia de valores, os impuser a toda uma população, não sou mais do que um totalitário... o importante é criar o máximo de condições de base possíveis para que as pessoas se sintam espiritual, fisica e psicologicamente livres, estáveis e capazes de escolher... é por em marcha a ressurreição da fé no homem como ser capaz de harmonia, não é controlá-lo.

12:54 PM  
Blogger RH said...

correcções: percentagens* totalitarista*

12:55 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home