Monday, March 27, 2006

exame de português

Dizes-me que não e eu não acredito. Dizes-me que sim e eu acho fácil de mais. Como é que ficamos? Eu digo-te: diz-me por outras palavras, fala-me por metáforas, fala-me como se eu fosse o exame de português do 12º ano. Mas tem cuidado, porque sendo eu uma folha de teste sou frágil, por isso não utilizes muita borracha, de modo a não me gastares, por outro lado quero que escrevas em mim, quero que me escrevas todo, coloca em mim toda a tua sabedoria, toda a tua eloquência, todos os teus sentimentos, para que te possa sentir, para te poder compreender, e, então, perceber o que me queres dizer timidamente.
Vai avançando com cuidado, não escrevas fora das margens, não me abuses, como que tentando arrancar da minha margem espaço para escrever mais e mais. Nota que me apresentei a ti nu, branco, sem nada mais do que as linhas onde agora escreves, por isso percebe que és tu que me vais fazendo crescer, no início não sabia nada, e agora de um momento para o outro sou a biografia do Eugénio de Andrade, passando imediatamente para um poema da Sophia. É com as tuas palavras que me vou moldando, que começo a tomar forma e sentido. É contigo que eu vivo, que eu penso, é por ti que eu existo.
Gostei de ter sido o teu exame, gostei de conhecer as tuas capacidades, gostei de ter sido escrito por ti. Na minha opinião mereces vinte valores, pois as palavras escritas sobre mim, nas minhas costas, nos meus braços e pernas, no meu ser, são de extrema beleza, são de um sentimento brutal, de uma complexidade tremenda, no fundo são escritas por ti.

2 Comments:

Blogger M said...

sabes qe as tuas palavras sao diferentes escritas do qe ditas... é estranho, nao pareces ser isto qe mostras aqi. talvez devesses mostrar mais este teu lado. (talvez a minha sinceridade seja abusadora, por vezes... mas sou assim.)

3:21 AM  
Blogger RH said...

e, de repente, vejo unicórnios de algodão espelhados nos olhos de quem nunca pensei... gosto de te ler

6:18 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home