Wednesday, March 15, 2006

"será um pormenor?" pergunto-me...

Reparo, com um esgar de perplexidade, num pormenor insignificante do mundo em que vivemos, não sei se já repararam, mas a vida é repleta de relações entre nós e as outras pessoas, relações essas que não me têm corrido bem. O que é que tenho feito mal? Ninguém me responde, estou no meu quarto absorto em pensamentos menos agradáveis sobre más atitudes que tenho tido. Arrependimento, é o que sinto.
No início disse que reparava num pormenor insignificante. Agora percebo que isto de insignificante nada tem, e pormenor deixa de ser a partir do momento em que nos debruçamos sobre ele, passando a ser uma grande dor de cabeça. Amigos, amigos, amigos… todos têm um papel importante nas nossas vidas, mas os que mais falta fazem, são aqueles que, com o tempo, aprendemos a respeitar, e reverenciamos acima de todos os outros. Os amigos verdadeiros, se é que lhes posso chamar assim. E esses contam-se pelos dedos da mão esquerda, pois a direita serve para cumprimentar, e qual é a minoria especial que quer ser contada por uma mão que se rende ao banal, à acção rotineira que tanto serve para um “olá”, como para um “adeus”?, não, os amigos verdadeiros não precisam disso, pois têm lugar cativo nessa grande bancada que é o nosso coração. Não há “olá” algum que possa exprimir o contentamento que sentimos quando os vemos, nem nenhum “adeus” que evidencie a tristeza e saudade que sentimos quando nos separamos.

Mas talvez isto seja um pormenor, não sei.

Digam-me vocês...

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Se a super bock green que estou a beber neste momento nao é a melhor coisa do mundo, então aquilo que ocupa esse grandioso lugar só podem ser realmente aqueles que se contam com a nossa mão esquerda.. mas gostava de te transmitir aquilo que estou a pensar agora e por isso passo a citar aquelas palavras que vêm de onde tu me pediste que viessem ( do pequeno conjunto de fibras musculares chamados ventriculos e auriculas, das mais importantes artérias e veias do nosso corpo, aquelas insubstituiveis como amigos como tu). Digo-te então que a mão esquerda não é suficiente, nem nada que se pareça, para contar os verdadeiros e fabulosos amigos, nao por serem muitos, mas por serem tao grandes em mim que nao cabem só num dedo, nao sao contáveis. Ponto final.

2:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pormenor, algo minucioso, particularidades da vida. Sim, considero amigos bem mais que isso. Digo-te que gostava de conseguir reparar mais nos pormenores. Não os considero de menos importância, aliás acho que eles constituiem a realidade. Para mim a realidade é feita de pormenores. E nós sempre em busca de grandes feitos, esses nunca nos dizem muito. Os amigos, esses são para mim aquelas pessoas que com pormenores nos conseguem levar a sentir uma felicidade que é das mais verdadeiras que pode existir. Um sorriso, uma brincadeira, uma palavra ou um gesto, não sei bem Leite, só acho que às vezes exijo demais. Exijo aquilo que não posso nem consigo dar e que no fundo nem preciso.Tu és meu Amigo e agradeço-te por isso. Mas Amigos tenho poucos.

3:21 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home